segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bolo Úmido de Limão

Oi.

Ontem resolvi testar uma receita de um livro que ganhei de dia das mães. Meu marido me presenteou com o livro Cooking - Segredos e Receitas e o livro Chefs - Segredos e Receitas. Lindos e instrutivos, os livros são excelentes para quem não conhece nada e precisa adquirir e conhecer técnicas interessantes.
Fiz um bolo de limão bem úmido...ficou uma delícia, massa super leve e macia e de fácil preparo. Só alterei a cobertura, fiz uma "mousse" de limão de cobertura. A foto não faz jus ao resultado do bolo, na próxima fez vou tirar uma foto melhor. Segue a receita a baixo.

Bolo Úmido de Limão

Ingredientes:

175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar refinado (pode ser substituído por açúcar demerara)
2 limões
3 ovos
75g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico em pó
150g de amêndoas moídas
150g de iogurte natural

Modo de Preparo:

- Preaqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma de bolo e forre com papel manteiga. Reserve
- Bata a manteiga com o açúcar em uma tigela grande. Adicione raspas da casca de 2 limões e misture bem
- Aos poucos acrescente os ovos, um a um. Se a mistura parecer talhar, adicione 1 colher (chá) de farinha de trigo
- Numa tigela a parte, peneire a farinha de trigo, o fermento e as amêndoas moídas ( eu usei castanha de caju moída). Acrescente os ingredientes peneirados à massa. Adicione o suco de um limão e o iogurte. Misture bem e despeje na forma preparada.
- Asse por 40 minutos, ou até o centro do bolo ficar firme ao toque. Não abra a porta do forno durante os primeiros 20 minutos.
- Retire o bolo do forno e deixe-o esfriando na forma.

PS:  A cobertura é simples: Suco de 2 limões (o limão restante da receita e + um), uma lata de leite condensado e uma caixinha de creme de leite...misture tudo e pronto !! Vira um creme similar a uma mousse...só que é bem menos aerado !

sábado, 8 de maio de 2010

Primeiro de muitos !

Olá !

Após mais de um mês sem escrever aqui, volto para escrever um pouquinho sobre a experiência de ser mãe, e sobretudo, volto para falar sobre o meu primeiro dia das mães.
Caso vocês não saibam, sou mãe de primeira viagem...de gêmeos, um lindo casal. A menina se chama Alice e o menino Samuel Max. Todos dizem para mim "deve dar muito trabalho" ou "deve ser muito difícil", e nessa hora  tenho muito orgulho em dizer que não, eles não me dão trabalho, e nem tão pouco é difícil cuidar deles. Imagino que deva ser trabalhoso, quando a criança não é desejada, quando ainda ficamos presos a uma vida em que essas pequenas pérolas de felicidade ainda não existiam. Mas as minhas foram desejadas, e muito ! Foram desejadas por um casal que se ama e quer crescer junto, e enxerga que nossas pequenas preciosidades fazem parte desse crescimento.
Nós passamos por maus bocados, minha pequena filha foi hospitalizada logo aos 31 dias de vida, e só pode voltar ao convívio da família  75 dias depois. Minha filha lutou, como jamais pude ver alguém lutar pela vida, e ela CONSEGUIU !!! Hoje ela é uma criança saudável, feliz, sorridente, esperta e cresce a olhos vistos.
Por vezes ela é comparada ao irmãozinho (lindo e saudável como ela), com relação ao tamanho. As pessoas dizem "nossa, ele é muito maior que ela"...e essas pessoas não fazem idéia da força dessa criança que mudou a minha vida, a do meu marido (que é mãe também as vezes), mudou a vida de nossas famílias. Uma criança que em tão pouco tempo de vida, já nos deu lições que jamais poderemos esquecer, e é por isso que escrevo este texto em homenagem aos meus filhos, são eles que me ensinam que a vida é muito mais do que desejos materiais, eles mostram para mim que de fato o importante nessa vida é a FAMÍLIA, importante são as relações que temos e ensinamentos que podemos deixar para as outras pessoas, independente de raça e credo.
Então eu digo, obrigada Alice e Samuel !! É graças a vocês que eu sou o que sou hoje. Esse dia é de vocês. Os amo muito, minhas pequenas pérolas de felicidade !

PS: Para não dizer que a comida não fez parte dessa comemoração, hoje fui a um restaurante espanhol e comi a tradicional Paella, acompanhada de sangria e para finalizar Crema Catalana...estava uma delícia !